terça-feira, 8 de maio de 2012

V Encontro Regional de Cultura

Abertura do V Encontro Regional de Cultura
         O último sábado foi um dia de muitas discussões e muita arte em Rio Preto . O V Encontro Regional de Cultura, organizado pelo Centro Cultural Vasco em parceria com as Macros Grandes Lagos e Araçatuba, foi muito produtivo para a nossa região. O Tuxaua (articulador e mobilizador na aldeia) Marcos Pardim explicou aos gestores e articuladores de cultura presentes o Programa  Federal Cultura Viva. Várias atividades culturais foram apresentadas durante o encontro. o Grupo do Centro Cultural Vasco, Batuca Moleque Rio Preto, apresentou os resultados das oficinas de percussão aplicadas no Bairro Cidadania. O mágico Luciano, da Abracadabra Mágicas, se apresentou e surpreendeu o público com seus truques. Após, o Ponto de Cultura do Ielar, apresentou As Valquirias, grupo de Percussão formado apenas por meninas. Em seguida foi à vez do grupo de Capoeira Nação Cultural apresentar um pouco da cultura Afro-brasileira com uma bela apresentação de Roda de Capoeira e Maculelê. O grupo Tropa Trupe, de Natal – RN também se apresentou durante a tarde, e após a Cia da Boca de Teatro apresentou o espetáculo A Princesa Diva, A Advinha,  arrancando muitas risadas da platéia presente.
Mágica com Luciano da Abracadabra Mágicas

          O objetivo do V Encontro é cobrar dos órgãos estaduais e federais maior participação do interior nos editais e verbas públicas para fomento e produção cultural. O Deputado João Paulo Rillo, Membro efetivo da comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Estado, participou do encontro e propôs encaminhar um pedido aos deputados para que se comprometam com a destinação de 10% de suas receitas parlamentares para instituições culturais das Macros Grandes Lagos e Araçatuba, que estejam regulamentadas e aptas a firmar convênio com o Estado. Foi elaborada também uma Carta Compromisso pela Garantia do Direito à cultura de qualidade e participativa, que serão entregues a futuros candidatos a prefeito do interior do estado.

Deputado Rillo apresentando sua proposta ao Encontro
Nesta carta será cobrado o compromisso das autoridades para que realizem debates em plenária, reuniões técnicas e debates públicos para a adesão de municípios e Estado ao Sistema Nacional de Cultura, garantindo a aplicação mínima de 1% do orçamento para a cultura nos municípios e 1,5% para o Estado.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Participação efetiva da Comunidade artística e Cultural da cidade e região! Encaminhamentos pontuais e precisos para que de fato uma Política Pública de verdade seja realizada em rio Preto e Região. Essa é minha avaliação desse V Encontro, muito bom ter participado! Beta Cunha

    ResponderExcluir